quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mais Fotos da Feira Cultural em Boninal






Os alunos da Escola Ângelo José Benigno, moradores de Conceição, município de Boninal, vieram até a sede na Feira cultura apresentar duas danças em homenagem ao Estado do Maranhão. As danças são: coco e Bumba meu Boi. Ambas são muito bonitas e expressam quao rica é a cultura maranhense!

Fotos Feira Cultural de Boninal.





quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Bambi

A primavera chegou e há uma grande agitação na Floresta. Todos os animais correm para dar as boas vindas ao Príncipe que nasceu.
Bambi, um filhote de cervo, dorme tranquilamente ao lado de sua mãe.
-Puxa como ele é bacana! - Exclamou Tambor, o filhote de coelho - Ei! Acorda pra gente brincar!
Bambi abre os olhos, sorri, tenta se levantar mas cai em seguida. Tambor ri das dificuldades de Bambi que ainda está muito fraquinho e cansado nem chaga a compreender a brincadeirinha de seu amigo. E, bocejando volta logo a dormir.
No dia seguinte, bem cedinho, Tambor vem chamar Bambi para brincar. Agora, o filhote de cervo está forte, disposto e muito curioso. Tambor ensina-lhe o nome das aves que o rodeiam: são as perdizes.
-Aquela também é uma perdiz? - Pergunta Bambi. Tambor ri do amiguinho: - Não! Aquela é uma borboleta. Bor-bo-le-ta!
Depois, olhando as flores, Bambi diz: 
- Que lindas borboletas! - São Flores! Diz Tambor.
De repente, do meio das flores surge um rabo. é um Gambazinho. Ao  vê-lo, Bambi fala: - Flor! 
- Tambor morre de rir. O Gambarzinho sorri e diz: gostei do nome. De agora em diante, meu nome será Flor. o Filhote de cervo ainda tem muito a aprender com Tambor.
Um dia, quando brincavam alegremente, ouvem um estranho ruido: pom, pom, pom!
-Vamos fugir! Depressa! - Grita Tambor. Os dois saem correndo amedrontados, Bambi se refugia junto a mãe, que lhe explica:
-Você ouviu tiros dos caçadores. Eles são maus, pois tem matado muitos animais. Cuidado com eles!
Chega o outono. Bambi não entende por que as folhas das árvores mudam de cor: de verdes passam a amarelo, depois ficam dourados, em seguida marrons e, então, caem...
Ai chega Tambor e explica:
- É porque estamos no outono! Tambor rola num monte de folhas, rindo sem parar. Bambi gosta da brincadeira e faz o mesmo. Mas o outono acaba e cai a primeira nevada. De manhã está tudo branquinho. Bambi vai espiar, a neve cai na cabeça dele... O filhote de cervo incomodado perguntou:
- Mamãe, o que está acontecendo?
- Ela Explica:_Chogou o inverno! E isso se chama neve. - Bambi fica incomodado com a neve... porém, fica mais encantado ainda com o gelo! Mas acontece que com o frio e a neve Bambi e sua mãe não acham o que comer. Por  isso precisam sair pela Floresta, à  procura  de alimento. De repente... pom! pom! pom! 
- Caçadores! Vamos fugir! Depressa! O combate é muito violento, mas Bambi não se sente intimidado e vence o mal, salva toda a floresta, por sua atitude e se transforma em um heroi aplaudido por todos na floresta e assim, nunca mais os caçadores voltaram lá e eles viveram felizes para sempre.

Escrita por: Veilane Cruz, aluna da 8ª série(12 anos) da Escola Ângelo José Benigno

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é Leitura? Definição pelos alunos da Escola Ângelo José Benigno



“Ler é entender o assunto”.
Adriandes Gonçalves, 8ª série, 14 anos.

“Ler é aprender nossa língua”.
Vagner Cruz, 8ª série, 14 anos.

“Ler é aprender a estudar mais”.
Douglas Pereira, 8ª série, 14 anos.

“É interpretar o texto”.
Ricardo Oliveira, 17 anos, 8ª série.

“Ler é muito importante, por isso, é necessário estudar”.
Lielma Oliveira, 8ª série, 13 anos.

“Ler é refletir, entender e ler mais”.
Aurenice Oliveira, 8ª série, 15 anos.

“Ler é aprender o que o texto quer dizer”.
Whesley Santos, 8ª série, 15 anos.

“Ler é o que a gente estuda e aprende”.
Joelito Souza, 8ª série, 16 anos.

“Ler é compreender o que está lendo é sentir a leitura, imaginar o cenário e ter o conhecimento do total”.
Angelizo Oliveira, 8ª série, 20 anos.

“É ter conhecimento com as palavras e entender o que está lendo”.
Mônica Oliveira, 8ª série, 13 anos. 

“Ler é saber de noticias coisas novas de um modo diferente: lendo”!
Veilane Cruz, 12 anos.

“Ler é algo que se desenvolve na sua memória, ou seja em sua mente”.
Aclizia Santos, 8ª série, 15 anos.

“Leitura é algo de aprendizado e entendimento”.
Alessandra Oliveira, 8ª série, 14 anos.

“Ler é algo que está em nosso dia-a-dia e nós dependemos muito dela”.
Dhéssica Santos, 8ª série, 14 anos.

“Ler é aprender entender, sentir a leitura, se divertir com as palavras”.
Joelma Pereira, 8ª série, 15 anos.
 

O que é Leitura? Definição pelos alunos da Escola Ângelo José Benigno

“Ler é entender, é interpretar.  O que aprendemos em nosso dia-a-dia  também serve como esporte”.
Eleves Renan, 7ª série, 16 anos.

“Leitura é algo que quer dizer aprendizado e que usamos em nosso dia-a-dia”.
Laurice Matos, 7ª série,14 anos.

“Leitura é tudo, é saber viver, viajar entre as histórias é refletir sobre as perguntas. Saber ler é saber viver”.                                                      
                                                                                                         Larissa Rodrigues, 7ª série, 13 anos.

“Ler é descobrir palavras novas. Ler é viver e ser feliz”.
Bárbara Rodrigues, 7ª série, 15 anos.


“Leitura é a capacidade de entender e viajar no texto como se você estivesse dentro dele”.
Leandro Rodrigues, 7ª série, 13 anos.

“Ler é viajar nas palavras, é imaginação”.
Ginailson Oliveira, 7ª série, 14 anos.

“Ler é aprender”.
Jean Santos, 7ª série, 16 anos.

“Ler é aprender o mundo da leitura que nós humanos necessitamos”.
Jarbas Oliveira, 7ª série, 16 anos.
“Ler é aprender
Aprender é ler
Se você quer aprender
Pegue um livro e lê”. 
Jhonatas Santana, 7ª série, 15 anos.

 “Leitura é: aprender a interpretar, entender. A leitura ajuda no aprendizado das pessoas”.
Karina Santos, 7ª série, 14 anos.

“É ler uma história, um conto de fadas e entender a leitura”.
Monique Benigno, 7ª série, 14 anos.


“Ler é você entender o que está falando na história”.
Robério Oliveira, 7ª série, 14 anos.

“Leitura é um meio de comunicar com o mundo”.
Whuarley Benigno, 7ª série, 16 anos.  

sábado, 8 de outubro de 2011

Religião no Brasil

   RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS – Principais religiões afro-brasileiras, o candomblé e a umbanda têm forte penetração no país, especialmente em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e na Bahia. Em 1991 havia 648,5 mil adeptos, de acordo com dados do censo desse ano, ou 0,4% da população brasileira. Em 1999, conforme estimativa da arquidiocese da Igreja Católica, esse índice passa para 1,5%. As duas porcentagens são distantes da estimativa da Federação Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira. De acordo com a entidade, 70 milhões de pessoas têm ligação com o candomblé ou com a umbanda no Brasil. A divergência se deve ao quadro histórico de perseguição que essas religiões e seus rituais sofreram no país. Compelidos a praticar o culto clandestinamente no passado, os fiéis estabeleceram a tradição de esconder sua opção religiosa – quando questionados, declaravam-se seguidores da religião católica.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dicas de Leitura: Obras Literárias

Gilberto Freyre – Casa grande e senzala (1933)
Graciliano Ramos – São Bernardo (1934)
Jorge Amado – Jubiabá (1935)
Graciliano Ramos – Angústia (1936)

Sérgio Buarque de Holanda – Raízes do Brasil (1935)
Graciliano Ramos – Vidas secas (1938)

Cecília Meireles – Viagem (1939)
Carlos Drummond de Andrade – A rosa do povo (1945)

Guimarães Rosa – Sagarana (1946)
Guimarães Rosa – Grande sertão: veredas (1956)
Clarice Lispector – Laços de família (1960)