quinta-feira, 3 de novembro de 2011

III Gincana Estudantil da Escola Ângelo José Benigno




APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
JUSTIFICATIVA
Baseada em uma educação escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, viemos propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, alunos e direção, alunos e pais, alunos e funcionários, alunos e sociedade promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e aprendizagem.
O desenvolvimento da Gincana Estudantil, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a uma participação mais ativa das atividades escolares.
Ao analisar o quadro atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a auto-estima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.
Desta forma ratificamos a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

 OBJETIVO GERAL

Propor aos alunos desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz.
Promover a integração dos membros de nossa comunidade escolar, ampliando relações e amizades por meio de atividades lúdicas, físico-motoras e comunitárias, proporcionando um espaço para que todos ampliem seus relacionamentos interpessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
·        Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;
·        Promover momento de interação e socialização no ambiente escolar e familiar;
·        Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.
·        Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.
METODOLOGIA
·        Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;
·        Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos;
·        Apresentar todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.

PÚBLICO ALVO
         Alunos do 6º ano ao 9º ano da Escola Ângelo José Benigno do Ensino Fundamental II. (os alunos foram divididos em nove equipes, onde em cada equipe tem alunos de todas as séries).
AVALIAÇÃO
A avaliação constituirá num processo de feedback, analisando a participação, desenvolvimento, comportamento, trabalho em equipe, ao longo das atividades, observando possíveis mudanças de atitudes dos envolvidos, a fim de atingir os objetivos propostos

ATIVIDADES
· Adivinhas; · Paródia; · Música;  Pesquisa; · Desafio matemático; · Cabo de guerra; · Soletrando; · Provas relâmpagos.

DURAÇÃO
19 de outubro a 30 de novembro de 2011.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Professores e Direção
RECURSOS HUMANOS
Direção, professores.


 
 
 REGULAMENTO

A Gincana Estudantil realizar-se-á no dia 19 de outubro a 30 de novembro de 2011, na Escola Ângelo José Benigno.
.
REGULAMENTO GERAL

1. DAS EQUIPES
1.1 – A gincana está aberta para participação de todos os alunos da Escola Ângelo José Benigno.
1.2 – Cada equipe deverá ter uma cor;
1.3 – Cada equipe deve ter um nome que a identifique;
1.4 – Cada equipe deverá ter um grito de guerra;
1.5 – Cada equipe deverá ter um capitão;
1.6 – No dia da gincana cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida a dispersão para outros locais.

2. DA IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES
2.1 – Cada equipe deverá criar um nome e ter uma cor. Todos os integrantes das equipes deverão obrigatoriamente estar com a cor da equipe;
2.2 – Considerando o que consta no item 2.1, outras demonstrações de identificação serão de liberdade criativa de cada equipe, desde que seja condizente;

3. DA INSCRIÇÃO
3.1 – Cada equipe conter no mínimo 8 e no máximo 15 membros
3.2 – A inscrição deve ser feita na sala dos professores, ou com algum integrante do mesmo.

4. DAS TAREFAS
4.1 – As tarefas serão entregues pela Comissão Organizadora ao capitão de cada equipe;
4.2 – As tarefas serão elaboradas pela Comissão Organizadora e conterão com clareza os quesitos para avaliação, bem como a pontuação e o tempo para cumprir determinada tarefa;
4.3 – As tarefas serão distribuídas ao mesmo tempo, para todos os capitães das equipes;
4.4 – As equipes que não entregarem as tarefas no prazo estipulado pela Comissão Organizadora, não marcarão pontos naquela tarefa.

5. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
A Comissão Organizadora será composta pelos  professores e direção da escola Ângelo José Benigno. A Comissão Julgadora tem total autonomia para classificar ou desclassificar determinada equipe.

6. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Todas as situações previstas ou não, neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas pela Comissão Julgadora. Esta é soberana e só ouvirá os líderes das equipes.
7. DAS PENALIDADES
A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou anti-desportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Julgadora.
7.1 - a equipe que usar de palavras que denigram a imagem (xingamentos/ palavras de baixo calão) de (as) outra (as) equipe (s) ou da comissão organizadora como um todo, será penalizada com a perca de 50 pontos
- A equipe que de alguma forma, atrapalhar o andamento do evento, será penalizada com a perca de 50 pontos
- A equipe que usar de má fé, para burlar as regras da gincana, no intuito de ter vantagens sobre outros participantes será penalizada com a perca de 100 pontos.
- A (as) equipe (s) que entrarem em discussão e chegarem às vias de fato (agressão física) será (ão) penalizada (s) com a pena máxima do evento: desclassificação sumária da (s) equipe (s) envolvida (s)

7.2 – Além das penalizações por pontos, está previsto:
_ EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE;
_ DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO;
_ DESCLASSIFICAÇÃO SUMÁRIA DA EQUIPE.
7.3 – O julgamento será feito pela Comissão Julgadora, mediante os depoimentos dos envolvidos e dos líderes das equipes.

8. DO RESULTADO
8.1 – A pontuação constará no regulamento específico de cada tarefa;
8.2 – Os pontos serão acumulados para as tarefas seguintes;
8.3 – Se houver empate, na contagem final da pontuação entre os vencedores, serão realizadas tarefas de desempate.

9. DA PREMIAÇÃO
A equipe será premiada de acordo com sua pontuação, quem tiver mais pontos será o vencedor. A equipe vencedora ganhará uma viagem com a data e o local a definir.

10. CONSIDERAÇÕES GERAIS
10.1 – Os custos decorrentes para realização das tarefas serão de responsabilidade de cada equipe;
10.2 – Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana é totalmente de integração e o despertar da solidariedade e o compromisso dos alunos;
10.3 – Tudo o que for arrecadado na Gincana Estudantil será doado a duas Entidades Assistenciais ainda a ser definidas.


  ANEXO I: TAREFAS

1ª Tarefa: “Quem não se organizar vai dançar!”
Cada equipe deverá apresentar a Comissão Julgadora a letra do grito de guerra. Entregar digitado em folha A4 contendo nome da equipe, cor da equipe, nome do capitão. Nesse quesito a equipe estará sendo avaliada quanto:
_ Disciplina;
_ Espírito desportivo;
_ Adereços/ alegria;
_ Organização;
_ Voz de comando;
_ Animação;
_ Criatividade;
Pontuação: 100 pontos.

2ª Tarefa: “Fazer o bem sem olhar a quem!”
Cada equipe deverá arrecadar alimentos não perecíveis e vestuários. Cada item arrecadado corresponde a uma pontuação dada abaixo. Os alimentos e vestuários deverão ser entregues no inicio da gincana.
   Alimentos                                                                 Vestuários
_ 1 kg arroz - 4 pontos                                       - Calça jeans – 5 pontos
_ 1 kg feijão – 5 pontos                                               - shorts – 4 pontos
_ 500 ml óleo – 3 pontos                                             - camisa – 4 pontos
_ 1 pct. macarrão – 3 pontos                             - blusa – 5 pontos
_ 1 pct. de leite em pó – 5 pontos                      - bermuda – 4 pontos
_ 1 kg de açúcar – 4 pontos                               
_ 1 kg de fubá – 2 ponto
_ Outros alimentos – 2 ponto
Obs.: Temperos (sal, cominho, colorau, etc.) valerá 1 ponto.
A pontuação será de acordo com a quantidade de pontos dos alimentos arrecadados.

 

PROVAS

1.     NOME DA EQUIPE – Cada equipe deverá criar um nome bem criativo e diferente para representá-los. NÃO SERÃO ACEITOS nomes em que haja apologia ao sexo, violência e qualquer tipo de discriminação e preconceito.
PONTOS: 05 pontos para todas as equipes que cumprirem a tarefa.

2.     GRITO DE GUERRA – Cada equipe deverá criar um grito de guerra e escolher 5 participantes para declará-lo na abertura da gincana. NÃO SERÃO ACEITOS slogans em que haja apologia ao sexo, violência e qualquer tipo de discriminação e preconceito.
PONTOS: 05 pontos para todas as equipes que cumprirem a tarefa.

3.     O PENTEADO MAIS CRIATIVO – Cada equipe deverá apresentar um menino e uma menina com um penteado bastante diferente e criativo. A comissão julgadora irá eleger os vencedores.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

4.     CASAL RIDÍCULO – Cada equipe deverá apresentar um casal com vestes bregas e exóticas. A comissão julgadora irá eleger os vencedores.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

5.     PROVA DO LIVRO MAIS ANTIGO - A equipe que trouxer o livro mais antigo e que esteja datado, será a vencedora.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

6.     CORRIDA DO SACO, DO OVO (ou bolinha) - Cada equipe irá disputar com 5 participantes. Ganha a equipe que fizer o percurso traçado em menos tempo sem deixar o objeto cair.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

7.     BONECO DE PANO - Cada equipe deverá colocar o máximo de roupas em um dos participantes do grupo. Aquele que estiver com o maior número de roupas vestidas em 2 minutos ganha.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

8.     CORRENTE DA AMIZADE - Cada equipe deverá escolher 10 meninos onde será passada uma corda por dentro da camisa, ganha quem completar a prova primeiro.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

9.     PROVA DO BISCOITO – Cada equipe deverá escolher 10 pessoas para participar. A primeira deverá comer um biscoito e assobiar após comê-lo. Assim, sucessivamente, as demais pessoas deverão fazer. A equipe que completar a prova primeiro é a vencedora.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

10.                       COMERCIAL DE 1 MINUTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE COMER JILÓ OU CHUCHU - Cada equipe deverá apresentar de forma criativa um comercial de Tv sobre o tema, usando a linguagem formal. Poderá ser feito através de vídeo, música ou teatro. Ganha a equipe mais criativa.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

11.                       PAZ NA ESCOLA - Cada equipe deverá apresentar um desenho numa cartolina que represente o tema “paz na escola”. Terão 15 minutos para confeccionar o cartaz na hora.
PONTOS: 20 pontos para cada equipe que apresentar o desenho.

12.                       PROVA DE CONHECIMENTOS – Cada equipe deverá escolher dois participantes para responder questões formuladas pelos professores. (2 perguntas de cada matéria por série).
      PONTOS: 05 pontos por pergunta respondida corretamente.

2ª FASE 
1.     PROVA DA MOEDA MAIS ANTIGA - Ganha a equipe que apresentar o dinheiro (nota ou moeda) mais antiga.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

2.     MELHOR CASAL DE FORRÓ - Cada equipe deverá apresentar um casal de alunos para dançar uma música de forró. A comissão julgadora irá eleger o casal que melhor dançar.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

3.     UMA PARÓDIA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E CONTRA O LIXO JOGADO NO CHÃO - Cada equipe deverá apresentar uma paródia com o tema proposto em, no máximo, 5 minutos. Poderá ser através de música, teatro, filme ou qualquer outro meio criativo que a equipe encontrar.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

4.     FANTASIA DO CASAL MAIS IDOSO - Cada equipe terá que fantasiar um casal de alunos. Ganha a equipe que melhor caracterizar o casal.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

5.     CORRIDA DOS 20 - Cada equipe escolherá 10 alunos para correrem todos amarrados, ganha a equipe que fizer o percurso primeiro.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

6.     DANCE UMA MÚSICA - Cada equipe deverá convidar um casal (pais, tios, avós ou alguém da comunidade) para dançar uma música.
PONTOS: 20 pontos para cada equipe que apresentar o casal dançante.

7.     ANIVERSARIANTE DO DIA - Cada equipe deverá apresentar uma pessoa que faça aniversário neste dia. Só terá validade se apresentar algum documento que comprove.
PONTOS: 20 pontos para cada equipe que apresentar o aniversariante comprovado.

8.     CANTE SEM ERRAR - Cada equipe deverá escolher dois integrantes para cantar uma música escolhida previamente pela comissão julgadora. Ganha a dupla que não errar nenhuma parte da letra da música.
PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

9.     PROVA DE CONHECIMENTOS (TORTA NA CARA) – Cada equipe deverá escolher 5 participantes para responder questões formuladas pelos professores.
PONTOS: 05 pontos por pergunta corretamente respondida.

10.                       GAROTA E GAROTO GINCANA  - Cada equipe deverá escolher um casal para representá-los. Ganha o casal mais simpático e estiloso.) PONTOS: de acordo com a tabela de pontos.

11.                       ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E VESTUÁRIOS - Será feita a contagem dos alimentos não perecíveis e vestuários arrecadados e somados os pontos ao total de cada equipe.

12.                       UNHAS MAIS ENFEITADAS – Cada equipe deverá escolher uma aluna para representar as unhas mais enfeitadas. Ganha a equipe que tiver as unhas mais criativas.

Organizador da Gincana - Profº Luiques Tunes

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia D' da Leitura

 
 Apresentação do Conto Cinderela por professores e funcionários


Apresentação da peça teatral por alunos e professores


Equipe de Professores e Funcionários da Escola

Leitura: fonte de descobertas
Leituras

Exposição

Leituras

São João

 O São João da Comunidade Escolar de Conceição, foi muito bom. O evento proporcionou diversão e aprendizagem, tivemos a gincana entre os colégios de Conceição e Machado (município de Piatã). Além de diversas brincadeiras, casamento da roça, teve quadrilha infantil e de adolescentes.    



Pau de fitas

Quadrilha adolescentes

Quadrilha infantil

Brincadeira das cadeiras

Casamento da Roça


Quadrilha

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Receita para amar

1 Beijo borrado de batom sangrento
2 Sonhos impossíveis e sonolentos
2 Pitadas de ilusão
1 Colher de chá de paixão
1 Pedacinho de vida e cicatrizes de uma ferida.

Modo de Preparar

Adicione em uma panela  1 beijo borrado de batom sangrento e o deixe derreter. Corte em 4 partes 2 sonhos impossíveis e sonolentos, para dar mais sabor, coloque 2 pétalas de ilusão, para adoçar adicione uma colher de chá de paixão e para durar acrescente 1 pedacinho da vida , para encerrar, cicatrizes de uma ferida.

E se tudo não der certo, deixe a ilusão e, simplesmente ame...

Autora do Poema: Larissa Rodrigues de Assis, 13 anos



Lembro-me como hoje
O passeio que fizemos nas nuvens
No Arco-Íris e lá encontramos a cor do pecado  e 
Fizemos amor no mundo das maravilhas


Mas tudo acabou 
Menos a areia que 
A água não  levou e
Um sentimento que nunca acabou.


Por Larissa Rodrigues de Assis


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Língua Portuguesa



Língua portuguesa
Olavo Bilac

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Semana de Educação Para a Diversidade - Realização Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha dos Santoss

        A Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha, realizou nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2011 a Semana de Educação para a Diversidade. O evento contou com a presença dos alunos de Baixãozinho, Serra do Queimadão, Lagoa do Baixão, Basílio, Areias, Sonhém e Baixão velho. Também teve a presença de outras escolas como o Filinto Justiniano Bastos de Seabra e da Localidade de Palmeira de Inúbia. Contou também com a presença de personalidades (Sr. Júlio Cupertino e Sr. Jaime Cupertino) que se destacam em prol da luta da valorização do Negro e da afirmação da Identidade Negra. O Senhor Juvenal Januário coordenador do Crás Quilombola de Boninal também esteve presente. Além do evento tratar das questões étnicas e culturais, falou também do respeito ao outro.
    Eventos como esse, faz com que os alunos possam ter acesso a novos saberes, além das quatro paredes de uma sala de aula. Os alunos de Baixãozinho apresentaram seminários com as seguintes temáticas: voto ontem e hoje, meio ambiente, o negro no poder, etc, estes, através da disciplina de História Lecionada pelo Professor Lauro Roberto, idealizador do projeto que está em seu 2º ano. O Professor Ednei Cupertino fez um repente com tamanha perfeição e beleza que resumia toda a essência do projeto. 
     Os alunos da Localidade de Palmeira de Inúbia apresentaram uma brincadeira Escravos de Jó e também um batuque vira a mão. Eles abrilhantaram o evento, tornado-o ainda melhor.
      No discurso dos alunos do Febrônio é notório o orgulho que muitos deles tem em pertencer a comunidades quilombolas, devido ao trabalho de toda a equipe do Febrônio que vem a anos fazendo um trabalho de resgate e valorização da identidade local. Os alunos do 2º e 3º ano da Professora Marinalva apresentou as tranças de Bintou conto escrito por: Sylviane A. Diouf, que conta o sonho de Bintou, uma menina africana, que quer ter tranças como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia, reforçando a beleza, tradição e encantamento da cultura africana.  
        Os presentes também puderam se divertir, admirar e aprender com roda de batuque reisado e muitas outras formas de manifestação cultural provenientes da ancestralidade africana.
     O evento teve seu término na tarde desta sexta-feira, deixando em todos nós (os presentes) bons exemplos de respeito à pluralidade cultural , a igualdade e a identidade negra.  
Brincadeira Escravos de jó. Alunos da Escola de Palmeiras de Inúbia
Alunos concentrados para participar da palestra na sexta-feira
Diretor Márcio Rocha - Escola Febronio



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mais Fotos da Feira Cultural em Boninal






Os alunos da Escola Ângelo José Benigno, moradores de Conceição, município de Boninal, vieram até a sede na Feira cultura apresentar duas danças em homenagem ao Estado do Maranhão. As danças são: coco e Bumba meu Boi. Ambas são muito bonitas e expressam quao rica é a cultura maranhense!

Fotos Feira Cultural de Boninal.





quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Bambi

A primavera chegou e há uma grande agitação na Floresta. Todos os animais correm para dar as boas vindas ao Príncipe que nasceu.
Bambi, um filhote de cervo, dorme tranquilamente ao lado de sua mãe.
-Puxa como ele é bacana! - Exclamou Tambor, o filhote de coelho - Ei! Acorda pra gente brincar!
Bambi abre os olhos, sorri, tenta se levantar mas cai em seguida. Tambor ri das dificuldades de Bambi que ainda está muito fraquinho e cansado nem chaga a compreender a brincadeirinha de seu amigo. E, bocejando volta logo a dormir.
No dia seguinte, bem cedinho, Tambor vem chamar Bambi para brincar. Agora, o filhote de cervo está forte, disposto e muito curioso. Tambor ensina-lhe o nome das aves que o rodeiam: são as perdizes.
-Aquela também é uma perdiz? - Pergunta Bambi. Tambor ri do amiguinho: - Não! Aquela é uma borboleta. Bor-bo-le-ta!
Depois, olhando as flores, Bambi diz: 
- Que lindas borboletas! - São Flores! Diz Tambor.
De repente, do meio das flores surge um rabo. é um Gambazinho. Ao  vê-lo, Bambi fala: - Flor! 
- Tambor morre de rir. O Gambarzinho sorri e diz: gostei do nome. De agora em diante, meu nome será Flor. o Filhote de cervo ainda tem muito a aprender com Tambor.
Um dia, quando brincavam alegremente, ouvem um estranho ruido: pom, pom, pom!
-Vamos fugir! Depressa! - Grita Tambor. Os dois saem correndo amedrontados, Bambi se refugia junto a mãe, que lhe explica:
-Você ouviu tiros dos caçadores. Eles são maus, pois tem matado muitos animais. Cuidado com eles!
Chega o outono. Bambi não entende por que as folhas das árvores mudam de cor: de verdes passam a amarelo, depois ficam dourados, em seguida marrons e, então, caem...
Ai chega Tambor e explica:
- É porque estamos no outono! Tambor rola num monte de folhas, rindo sem parar. Bambi gosta da brincadeira e faz o mesmo. Mas o outono acaba e cai a primeira nevada. De manhã está tudo branquinho. Bambi vai espiar, a neve cai na cabeça dele... O filhote de cervo incomodado perguntou:
- Mamãe, o que está acontecendo?
- Ela Explica:_Chogou o inverno! E isso se chama neve. - Bambi fica incomodado com a neve... porém, fica mais encantado ainda com o gelo! Mas acontece que com o frio e a neve Bambi e sua mãe não acham o que comer. Por  isso precisam sair pela Floresta, à  procura  de alimento. De repente... pom! pom! pom! 
- Caçadores! Vamos fugir! Depressa! O combate é muito violento, mas Bambi não se sente intimidado e vence o mal, salva toda a floresta, por sua atitude e se transforma em um heroi aplaudido por todos na floresta e assim, nunca mais os caçadores voltaram lá e eles viveram felizes para sempre.

Escrita por: Veilane Cruz, aluna da 8ª série(12 anos) da Escola Ângelo José Benigno

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é Leitura? Definição pelos alunos da Escola Ângelo José Benigno



“Ler é entender o assunto”.
Adriandes Gonçalves, 8ª série, 14 anos.

“Ler é aprender nossa língua”.
Vagner Cruz, 8ª série, 14 anos.

“Ler é aprender a estudar mais”.
Douglas Pereira, 8ª série, 14 anos.

“É interpretar o texto”.
Ricardo Oliveira, 17 anos, 8ª série.

“Ler é muito importante, por isso, é necessário estudar”.
Lielma Oliveira, 8ª série, 13 anos.

“Ler é refletir, entender e ler mais”.
Aurenice Oliveira, 8ª série, 15 anos.

“Ler é aprender o que o texto quer dizer”.
Whesley Santos, 8ª série, 15 anos.

“Ler é o que a gente estuda e aprende”.
Joelito Souza, 8ª série, 16 anos.

“Ler é compreender o que está lendo é sentir a leitura, imaginar o cenário e ter o conhecimento do total”.
Angelizo Oliveira, 8ª série, 20 anos.

“É ter conhecimento com as palavras e entender o que está lendo”.
Mônica Oliveira, 8ª série, 13 anos. 

“Ler é saber de noticias coisas novas de um modo diferente: lendo”!
Veilane Cruz, 12 anos.

“Ler é algo que se desenvolve na sua memória, ou seja em sua mente”.
Aclizia Santos, 8ª série, 15 anos.

“Leitura é algo de aprendizado e entendimento”.
Alessandra Oliveira, 8ª série, 14 anos.

“Ler é algo que está em nosso dia-a-dia e nós dependemos muito dela”.
Dhéssica Santos, 8ª série, 14 anos.

“Ler é aprender entender, sentir a leitura, se divertir com as palavras”.
Joelma Pereira, 8ª série, 15 anos.
 

O que é Leitura? Definição pelos alunos da Escola Ângelo José Benigno

“Ler é entender, é interpretar.  O que aprendemos em nosso dia-a-dia  também serve como esporte”.
Eleves Renan, 7ª série, 16 anos.

“Leitura é algo que quer dizer aprendizado e que usamos em nosso dia-a-dia”.
Laurice Matos, 7ª série,14 anos.

“Leitura é tudo, é saber viver, viajar entre as histórias é refletir sobre as perguntas. Saber ler é saber viver”.                                                      
                                                                                                         Larissa Rodrigues, 7ª série, 13 anos.

“Ler é descobrir palavras novas. Ler é viver e ser feliz”.
Bárbara Rodrigues, 7ª série, 15 anos.


“Leitura é a capacidade de entender e viajar no texto como se você estivesse dentro dele”.
Leandro Rodrigues, 7ª série, 13 anos.

“Ler é viajar nas palavras, é imaginação”.
Ginailson Oliveira, 7ª série, 14 anos.

“Ler é aprender”.
Jean Santos, 7ª série, 16 anos.

“Ler é aprender o mundo da leitura que nós humanos necessitamos”.
Jarbas Oliveira, 7ª série, 16 anos.
“Ler é aprender
Aprender é ler
Se você quer aprender
Pegue um livro e lê”. 
Jhonatas Santana, 7ª série, 15 anos.

 “Leitura é: aprender a interpretar, entender. A leitura ajuda no aprendizado das pessoas”.
Karina Santos, 7ª série, 14 anos.

“É ler uma história, um conto de fadas e entender a leitura”.
Monique Benigno, 7ª série, 14 anos.


“Ler é você entender o que está falando na história”.
Robério Oliveira, 7ª série, 14 anos.

“Leitura é um meio de comunicar com o mundo”.
Whuarley Benigno, 7ª série, 16 anos.