sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Semana de Educação Para a Diversidade - Realização Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha dos Santoss

        A Escola Municipal Febrônio Pereira Rocha, realizou nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2011 a Semana de Educação para a Diversidade. O evento contou com a presença dos alunos de Baixãozinho, Serra do Queimadão, Lagoa do Baixão, Basílio, Areias, Sonhém e Baixão velho. Também teve a presença de outras escolas como o Filinto Justiniano Bastos de Seabra e da Localidade de Palmeira de Inúbia. Contou também com a presença de personalidades (Sr. Júlio Cupertino e Sr. Jaime Cupertino) que se destacam em prol da luta da valorização do Negro e da afirmação da Identidade Negra. O Senhor Juvenal Januário coordenador do Crás Quilombola de Boninal também esteve presente. Além do evento tratar das questões étnicas e culturais, falou também do respeito ao outro.
    Eventos como esse, faz com que os alunos possam ter acesso a novos saberes, além das quatro paredes de uma sala de aula. Os alunos de Baixãozinho apresentaram seminários com as seguintes temáticas: voto ontem e hoje, meio ambiente, o negro no poder, etc, estes, através da disciplina de História Lecionada pelo Professor Lauro Roberto, idealizador do projeto que está em seu 2º ano. O Professor Ednei Cupertino fez um repente com tamanha perfeição e beleza que resumia toda a essência do projeto. 
     Os alunos da Localidade de Palmeira de Inúbia apresentaram uma brincadeira Escravos de Jó e também um batuque vira a mão. Eles abrilhantaram o evento, tornado-o ainda melhor.
      No discurso dos alunos do Febrônio é notório o orgulho que muitos deles tem em pertencer a comunidades quilombolas, devido ao trabalho de toda a equipe do Febrônio que vem a anos fazendo um trabalho de resgate e valorização da identidade local. Os alunos do 2º e 3º ano da Professora Marinalva apresentou as tranças de Bintou conto escrito por: Sylviane A. Diouf, que conta o sonho de Bintou, uma menina africana, que quer ter tranças como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia, reforçando a beleza, tradição e encantamento da cultura africana.  
        Os presentes também puderam se divertir, admirar e aprender com roda de batuque reisado e muitas outras formas de manifestação cultural provenientes da ancestralidade africana.
     O evento teve seu término na tarde desta sexta-feira, deixando em todos nós (os presentes) bons exemplos de respeito à pluralidade cultural , a igualdade e a identidade negra.  
Brincadeira Escravos de jó. Alunos da Escola de Palmeiras de Inúbia
Alunos concentrados para participar da palestra na sexta-feira
Diretor Márcio Rocha - Escola Febronio



Nenhum comentário:

Postar um comentário